Orações ortodoxas pelos que partiram

Pin
Send
Share
Send

Quando uma pessoa morre, ela sempre se torna um choque para seus entes queridos, mesmo que a morte seja esperada devido a idade ou doença. Lidar e sobreviver é difícil. Na religião ortodoxa, existem muitos costumes e rituais que permitem ao falecido passar para a última jornada com dignidade. A organização do enterro, cerimônias memoriais, a construção de um monumento na sepultura, etc., são de suma importância, mas desde os tempos antigos a religião cristã define a maneira mais importante de comemorar a oração que se foi em sua honra.

A necessidade de ler uma oração pelos mortos

Na história, o primeiro testemunho da oração permissiva recai na segunda metade do século XI. Seu autor foi o Rev. Theodosius de Pechersk, que compôs o texto do livro de orações e o colocou na mão do falecido a pedido de um dos príncipes da Rússia Kievana. Outros estão convencidos de que a primeira menção da litania do funeral ocorre no século VIII. Segundo essa fonte, o pioneiro foi João de Damasco, que escreveu treze versos para o serviço fúnebre de um companheiro falecido.

A oração comemorativa é uma maneira de honrar a memória do falecido e facilitar seu destino do outro lado da vida. Falando o nome do falecido antes das imagens, nós lembramos as forças superiores sobre ele, para que eles cuidem de sua alma eterna no outro mundo. Há orações de outro tipo, destinadas a reduzir o sofrimento de uma pessoa.em agonia da morte. Quando ele se apresentar, a partir de agora, a leitura do cânon do um-e-um e do Saltério com uma oração por sua alma é permitida. Depois disso, a pessoa é levada ao templo e ao funeral.

É necessário orar pela alma do falecido porque ele enfrenta várias provações, assim como o Juízo Final e o Tribunal de Cristo. No momento em que a alma passa por uma provação, os demônios a atormentam, tentando arrastá-la para o inferno. Se uma pessoa próxima orar fervorosamente pelos mortos, é mais fácil para a alma suportar a provação. O julgamento de Cristo determinará seu lugar no céu ou no inferno, onde ela aguardará o julgamento final. Uma oração pelos mortos pode mudar seu destino antes deste evento, por isso é extremamente importante pronunciá-lo.

Que orações ler para o resto da alma?

Dizendo um texto sagrado sobre o falecido, nós mostramos respeito, mas também pedimos misericórdia por nossa alma, uma vez que qualquer oração é salutar. Ajusta-se à graça, erradica os vícios e pensamentos profanos, fortalece o poder do espírito. Não é costume falar sobre isso rezar nos prepara para a morte súbitade modo que, neste caso, vamos aparecer preparados antes das forças superiores. Esquecer a memória do falecido é recusá-lo, e isso não corresponde aos cânones cristãos.

Uma oração forte é suficiente, para a qual o texto a seguir se encaixa:

"Grande Senhor, confiança em nossas vidas. Todos aparecerão diante dos Seus olhos na hora marcada. De várias maneiras, mas sempre na hora marcada, cada um aparecerá diante do Seu julgamento. Nós oramos a Ti, Pai, tenha misericórdia das almas dos nossos irmãos, pais, filhos e entes queridos. Conceda-lhes a sua misericórdia ao perdoar os pecados daqueles que se arrependem sinceramente, libertá-los do tormento, perdoar e ter misericórdia de seus pecados involuntários cometidos por ignorância.Como as crianças pedem perdão a seus pais, oramos também por perdão. fé sincera e arrependimento e todos os mortos, cujas cinzas não foram enterradas, cujos pensamentos não são claros. Dê-lhes uma prova justa, mas salve-os da agonia diabólica. Livra-os do eterno vagar pela terra pecaminosa, leve-os sob o véu. Amém. "

Virando-se para Deus, seja misericordioso e lembre-se nos discursos de todos os mortos nas eras, para a salvação de que, talvez, ninguém reze. Isso é uma coisa boa, que certamente será contada a você de cima.

A oração em si é:

"Um escravo pecaminoso (nome), preso pelos pecados, pede ao Criador, perdão e purificação de Ti. Diante dos Teus olhos eu vim com humildade em minhas dificuldades, deixe-me orar pelas almas de todos os mortos. Pelos pecadores e justos, guerreiros e crianças, pessoas idosas e jovens Em todas as eras, as almas voam até você, ascendem Não desconsidere ninguém, perdoe-as por todos os seus erros voluntários e involuntários Vida e morte Você deve, eu oro por orientação, paz e paz em meu coração. de manifestações demoníacas na vida, e eu vou lembrar de todos os que morreram agora e em dar-lhes respeitar através da oração, sincera e purificado. Assim seja para sempre, e todos os ímpios serão justos, mas não virá sobre a terra abençoada reino dos céus. Amém. "

Às vezes, pessoas próximas desaparecem sem deixar vestígios: o número de pessoas desaparecidas aumenta de ano para ano, e isso também é uma grande tragédia. Se você não tem certeza sobre o destino de um ente querido ou amigo íntimo, espere um certo tempo e depois peça ao padre que o perdoe. Se isso não for feito, a alma dos potencialmente mortos irá perambular pelo mundo.

Para o resto da alma, as orações geralmente são lidas:

  • Por 40 dias após a morte;
  • No nono dia após a morte;
  • No aniversário da aposentadoria;
  • No aniversário do falecido.

Oração pelas crianças sobre pais falecidos

A religião ortodoxa estabelece certos dias, chamados de sábados fúnebres dos pais. Eles caem no período antes da preparação para o jejum (zagovhenie), antes da vinda da Santíssima Trindade, no segundo, terceiro e quarto sábado da Grande Quaresma, bem como no sábado de Dimitrie (no dia memorável de São Dimitrius de Tessalônica). Hoje em dia ler uma oração memorial para pais falecidos tem uma força excepcional e ajuda a sua alma imortal a encontrar o descanso eterno.

Se você se considera um verdadeiro cristão, submeta memoriais para a liturgia e o serviço memorial. Além disso, tais serviços são solicitados em dias especiais para o falecido (aniversário da morte, aniversário, nome do dia, etc.). É útil ler o livro de orações sobre o repouso da alma do pai ou da mãe.

A oração das crianças pelos pais falecidos é dada de forma abreviada. Seu texto completo está disponível aqui:

"Senhor Jesus Cristo, ó nosso Deus! Você é um guardião órfão, um refugiado que chora e chora, um consolador. Eu venho a você, cinza, chorando e chorando, e eu oro a Ti: ouça a minha oração e não desvie seu rosto do suspiro do meu coração e das lágrimas dos olhos minhas preces, misericordioso Senhor, satisfazem minha dor pela separação de meus pais e pais (minha mãe), (nome) (ou: meus pais que criaram e criaram meus pais, seus nomes) -, minha alma ele (ou: ela, ou: eles), que foi embora (ou: partiu) vem para você com fé verdadeira em Ti, e com firmeza Eu dou esperança ao Teu amor da humanidade e da misericórdia, leva o Teu Reino dos Céus ao Reino ... "

Oração por 9 dias após a morte

A oração pela paz da alma, lida no nono dia após a morte de uma pessoa, é especialmente importante, já que neste dia ele está diante do Criador e está esperando por uma sentença antes do Juízo Final. Parentes do falecido no dia 9 são obrigados a ir ao templo e pedir um serviço de requiem.

Enquanto estiver na igreja, lembre-se de orar dizendo o seguinte:

"Sagrado Anjo Guardião, você foi nomeado para o falecido servo de Deus (o nome do falecido)! Então por favor não abandone sua alma durante este período, guarde-a dos demônios terríveis do mal; seja seu protetor no mundo invisível dos espíritos, tome a alma do falecido sob sua asa e acompanhe através do portão do ar, fique diante de Deus e ore ao Altíssimo para que tenha misericórdia e deixe ir todas as transgressões terrenas do servo de Deus (o nome do falecido) Não implore ao Senhor que envie a alma do falecido ao lugar das trevas eternas, mas envie-a para o Reino dos Céus, onde ela encontrará descanso eterno ".

A pessoa morta é lembrada apenas na melhor luz. Nomeie seus traços de caráter positivos, lembre-se de boas ações e ações. O Criador se lembrará de tudo, inclusive da oração. Se existe um desejo, participe: ele contribui para a purificação da pecaminosidade da alma do falecido.

Que orações ler pelos mortos antes de 40 dias?

A igreja ensina que a pessoa recém-reposta deve ser otmolen durante os primeiros 40 dias após a sua morte. Neste momento, seu espírito permanece em uma posição incerta, morando entre o céu e a terra. Ele está aguardando uma decisão do alto, que o determinará no céu ou no reino das trevas e da dor. Como ele próprio é incapaz de fazer qualquer coisa para aliviar seu próprio destino, essa missão é transferida para os entes queridos. Eles são obrigados a orar pelo falecido, a dar esmola pelo seu descanso, a mencionar o nome do falecido na liturgia.

Uma oração pelo falecido de até 40 dias é realizada de várias maneiras: ordenando um serviço memorial, arquivando uma nota para comemoração durante a liturgia ou litia. Mas na maioria das vezes eles rezam pelos mortos em casa sozinhos.

A oração por até quarenta dias é pronunciada:

Lembre-se, ó Senhor nosso Deus, na fé e esperança no ventre de Seu eterno recém-escravo Teu servo (ou Teus escravos), um nome e um nome, e bom e humano, perdoe pecados e consuma a injustiça, enfraqueça, perdoe e perdoe todas as suas transgressões voluntárias e involuntárias. para a santa segunda vinda de vocês em comunhão de suas bênçãos eternas, mesmo por Te, o Deus Único, o Deus Verdadeiro e o Amado Homem. Para você é a ressurreição e o ventre, e o resto Seu servo, o Nome, Cristo nosso Deus e ti Enviamos glória a Ti com seu Pai sem princípio e com o Espírito Santo, agora e sempre e para todo o sempre, Amém. "

Após esse período, você não poderá mais mudar o destino dos que partiram para outro mundo, mas a leitura das orações deve ser continuada.

Lembrando o homem morto, diga as seguintes palavras em voz alta:

Lembre-se, ó Senhor nosso Deus, na fé e esperança no ventre do eterno presente de Teu servo, nosso irmão (nome), e como bom e humano, redime seus pecados, e consuma a injustiça, enfraqueça, perdoe e perdoe todas as suas transgressões voluntárias e inconscientes; tormento eterno e fogo das geências, e conceda-lhe a comunhão e desfrute do eterno bem, preparado pelo amante de Ta: se bo e pecado, mas não se aparte de Ti, e indubitavelmente no Pai e no Filho e Espírito Santo, Deus Ty, na Trindade de Slavimago, fé e Uma unidade na Trindade e Trindade na Unidade, Ortodoxa até o último Dia Santo Com o sopro da confissão Com a mesma misericórdia, despertar e fé, mesmo neles, em vez de obras, e com seus santos, Como um generoso arrependimento: não há homem, ele viverá e não pecará, mas só tu és outro senão a tua verdade a verdade para sempre, e você é o Único Deus de misericórdia e generosidade, de humanidade, e a glória de Você, nós enviamos ao Pai e ao Filho e o Espírito Santo, agora e sempre, e para sempre.

Como orar por parentes?

A doutrina ortodoxa estabelece que a oração da igreja tem o poder de dar o alívio falecido ou mesmo o perdão da punição na vida após a morte. É por isso que uma pessoa que anseia por um parente que se foi e quer mostrar-lhe lealdade e amor, deve orar incansavelmente pelo homem morto. A tradição de comemorar sua casa surgiu a partir dos tempos antigos. Aqueles que se lembram do dever de memória e respeito ao parente falecido, são obrigados a deduzir periodicamente o Saltério. Também pode ser lido no kafismo todos os dias ou incluir a comemoração de parentes, falecidos e vivos, no ritual da oração da manhã.

Uma oração pelos parentes falecidos é pronunciada antes das imagens da Virgem, Jesus Cristo.

Se você estiver no templo, acenda uma vela comemorativa e diga:

"Nosso Pai todo-misericordioso no céu! Eu, um servo pecador (nome), oro em humildade a Ti. Que Deus descanse as almas de meus parentes que deixaram nosso mundo (nomes). Os servos de Deus estão agora em Seu poder. Seus corpos estão enterrados na terra e as almas eternas foram para o Reino dos Céus Aceite-os e perdoe por sua onipotência, absolva-os de suas vidas, pecados voluntários e involuntários e permita-lhes a comunhão eterna. Que eles nos observem, os vivos e, por Tua graça, sugiram o caminho para os únicos verdadeiros e justos.

Há uma crença não declarada de que a oração será ouvida mais rapidamente se ela tiver um caráter personalizado. Isso significa que é mais correto orar por um parente específico do ponto de vista da comemoração.

Por exemplo, uma oração por uma avó falecida lhe dará a chance de mais uma vez se conectar em pensamentos com o falecido:

Lembre-se, ó Senhor nosso Deus, com fé e esperança no ventre de seu eterno servo Seu nome e como amante bom e humano perdoe os pecados e consuma a injustiça, enfraqueça, perdoe e perdoe todas as suas transgressões voluntárias e involuntárias, elevando-o à sagrada segunda vinda em comunhão das vossas bênçãos eternas, para o bem da fé única, do Deus verdadeiro e do homem amoroso, porque tu és a ressurreição e o ventre, e o resto é o nome do teu servo, Cristo nosso Deus, e te damos glória ao teu Pai sem princípio e ao Espírito Santo. e para sempre, amém. "

Da mesma forma, o livro de orações sobre o falecido avô soará assim:

Lembre-se, ó Senhor nosso Deus, com fé e esperança no ventre do eterno servo do Teu nome, e como bom e humanista, perdoe os pecados e consuma a injustiça, enfraqueça, perdoe e perdoe todas as suas transgressões voluntárias e involuntárias, elevando-o à santa segunda vinda em comunhão vossas bênçãos eternas, seu ikha para o único Deus de fé, o verdadeiro Deus e o homem de amor, pois vós sois a ressurreição, a barriga e a paz de vosso servo, o nome de Cristo nosso Deus, e nós vos gloriemos com o Pai sem principio e o Espírito Santo. desde sempre e sempre, Amém ".

O final da segunda metade é sempre uma tragédia terrível para quem realmente ama. Você não pode mais mudar o que aconteceu, mas está em sua vontade fazer com que o falecido tenha a vida eterna em orações.

Se o cônjuge morreu, então a oração pelo marido morto é lida:

"Cristo Jesus, Senhor e Todo Poderoso! Você está chorando por consolação, pela intercessão órfã e viúva. Você é o Senhor: Me chame no seu dia de tristeza, e deixe você ir. Nos dias de sua tribulação eu recorro a Ti, e eu oro: não vire o rosto de mim e ouça minha oração oferecida a você com lágrimas. Você, ó Senhor de todos os tipos, te favoreceu em combinação com um de seus servos, até nós temos um corpo e um espírito ... " (o texto completo da oração está aqui).

O viúvo de luto deve comemorar outro cônjuge que partiu para o mundo com as seguintes palavras:

"Cristo Jesus, Senhor e Todo Poderoso! Na tristeza e ternura do meu coração, eu peço a Ti: Deus descanse, Senhor, Alma do teu servo (nome), no teu Reino no Reino Celestial. Senhor do Todo-Poderoso! Abençoaste a união matrimonial do marido e esposa, Você não pode ser bom para um homem, deixe-o fazer ajuda para ele.Você santificou essa união à imagem da união espiritual de Cristo com a Igreja.Eu creio, ó Senhor, e confesso, pois você o abençoou para combinar essa união sagrada com um de seus servos ... " (baixe o texto da oração pode ser aqui).

Lembre-se de que quando orar por parentes falecidos, sob nenhuma circunstância você deve repreender o céu. O que aconteceu não se cancelou, mas o insulto e a dor podem atrasar o espírito do falecido entre os dois mundos, e ele permanecerá inquieto. Ninguém será capaz de compreender plenamente a dor de quem perdeu um ente querido, mas ele deve encontrar conforto e manter apenas boas lembranças dos mortos.

A morte de crianças é a mais terrível provação que pode acontecer a um dos pais. É difícil perceber e abandonar tal desgraça, alguns deles não são capazes de se recuperar do golpe até o fim de seus dias. Mas para aliviar a dor, pelo menos, um jota será a oração.

Para o resto da filha morta leia este texto:

"Senhor Jesus Cristo, ó nosso Deus, Senhor do ventre e morte, Consolador do pesaroso! Eu recorro a Ti com um coração quebrantado e terno, e oro a Ty: lembra-te. Ó Senhor, no teu Reino teu servo defunto, meu filho (nome), e cria uma memória eterna para ela Você, Senhor do ventre e da morte, me concedeu este seu filho e, para sua boa e sábia vontade, você se dignará e tirará de mim ... " (a oração inteira está aqui).

Ore pelo falecido filho nas seguintes palavras:

"Senhor Jesus Cristo, ó nosso Deus, Senhor do ventre e morte, Consolador do pesaroso! Recorro-te com um coração quebrantado e terno, e rezo para Ty: lembra-te. Senhor, no teu Reino teu servo defunto, meu filho (nome) e cria para ele uma memória eterna ... " (todo o texto do livro de orações pode ser baixado aqui).

O que ler no túmulo?

Visitas regulares ao local onde outra pessoa partiu para o mundo repousa, tem um significado especial no mundo ortodoxo. Estar acima da sepultura, estabelecemos uma conexão invisível com o espírito do falecido. Ele nos observa de cima e sente alívio seu destino na vida após a morte se torna menos grave. O visitante se lembra mais uma vez da pessoa morta e assim o revive em seus pensamentos. Se, neste momento, a oração é lida no cemitério no túmulo do falecido, o efeito da presença de ambos aumenta muitas vezes.

Recomendamos pronunciar-se na chegada ao cemitério, seguindo as litias para os leigos, que incluem as seguintes palavras:

"Pela oração dos santos de nosso pai, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tende piedade de nós. Amém. Glória a Ti, nosso Deus, glória a Ti. Ao Rei do Céu, o Consolador, a Alma da Verdade, tudo cumprido, Tesouro do bem e da vida do Doador. Concentre-se em nós e nos purifique de toda a imundície, e salve, Bênção, nossas almas, Santo Deus, Poderoso Santo, Santo Imortal, tende piedade de nós. Amém. Santíssima Trindade, tenha misericórdia de nós, Senhor, limpe nossos pecados, ó Senhor, perdoe nossas iniqüidades, Santo, visite e cure немощи наша, имене Твоего ради. Господи, помилуй. (Трижды) Слава Отцу и Сыну и Святому Духу, и ныне и присно и во веки веков. Аминь. Отче наш, Иже еси на небесех! Да святится имя Твое, да приидет Царствие Твое, да будет воля Твоя, яко на небеси и на земли. Хлеб наш насущный даждь нам днесь; и остави нам долги наша, якоже и мы оставляем должником нашим; и не введи нас во искушение, но избави нас от лукаваго. Господи, помилуй. (12 раз) Слава Отцу и Сыну и Святому Духу. И ныне и присно и во веки веков. Amém Приидите, поклонимся Цареви нашему Богу. (Поклон) Придите, поклонимся и припадем Христу, Цареви нашему Богу. (Поклон) Придите, поклонимся и припадем Самому Христу, Цареви и Богу нашему. (Поклон)".

Если вы не считаете себя воцерковленной или глубоко религиозной личностью, но чувствуете долг перед усопшим, вам больше подойдет короткая молитва об упокоении и помиловании души умершего человека. Количество символов и букв в молитвословии не так важно, как искренность при ее прочтении.

Вспоминая об умершем человеке, проговорите вслух:

"Упокой, Господи, души усопших раб Твоих: родителей моих, сродников, благодетелей (имена их), и всех православных христиан, и прости им вся согрешения вольная и невольная, и даруй им Царствие Небесное".

Произнося молитвословие, будьте сдержанны, не стоит давать чувствам слишком эмоциональный выход: душа покойника не должна быть растревожена. Нести светлую печаль вам никто не запрещает, но бурные рыдания и шумное поведение возле могилы не приветствуются.

Pin
Send
Share
Send